terça-feira, 2 de fevereiro de 2010

O SENTIDO DE EQUIPE - Aprendendo Com os Gansos!

         No outono, quando se vêem bandos de gansos voando rumo a um novo destino, formando um grande V no céu, é curioso o que a ciência já descobriu sobre o porquê de voarem desta forma.

Fato: À medida em que cada ave bate suas asas, ela cria uma sustentação para a ave seguinte. Voando em formação de V, o grupo inteiro consegue voar pelo menos 71% a mais do que se cada uma dessas aves voasse isoladamente.
         Pessoas que tem a mesma direção e sentido de comunidade podem atingir seus objetivos de forma mais rápida e fácil, porque elas se apoiam na confiança umas das outras.

Fato: Sempre que um ganso sai da formação, sente subitamente aumentarem o esforço e a resistência necessários para continuar voando sozinho. Rapidamente, ele entra outra vez na formação para aproveitar o deslocamento de ar daquele que voa à sua frente.
       Existe força, poder e segurança em grupo, quando se caminha na mesma direção com pessoas que compartilham um objetivo comum.

Fato: Quando o ganso líder se cansa, ele reveza, indo para a traseira do V, enquanto outro assume a ponta.
       É sempre vantajoso o revezamento quando necessitamos executar tarefas difíceis e mais exigentes.

Fato: Os gansos de trás sempre grasnam para encorajar os da frente, de modo a manterem o ritmo e a velocidade do grupo.
      Como seres humanos, todos nós também necessitamos ser reforçados com apoio ativo e encorajemento dos nossos companheiros.

Fato: Quando um ganso adoece ou se fere e deixa o grupo, dois outros gansos saem da formação e o seguem, para ajudar e proteger. Eles o acompanham até a solução do problema e então, reiniciam, os três, a jornada. Ou se juntam à outra formação, até encontrarem o grupo original.
      A solidariedade nas dificuldades é imprescindível.

      Para o bem de todo e qualquer agrupamento humano, principalmente no trabalho e na igreja é fundamental sermos como os gansos, voando/trabalhando, vivendo, sofrendo ou amando, mas sempre em formação V.

    Devemos procurar nos lembrar mais e freqüentemente, de darmos um “grasnado” de encorajamento em nossas vidas, apoiando uns aos outros, com a sabedoria dos gansos e a amizade humana.
    Lembrando que o V é o V da VITÓRIA!

Postedby: Sérgio Pereira

Um comentário:

Anônimo disse...

Excelente texto!! Podemos colocar em prática em todas as áreas das nossas vidas!!! "Uma mão lava a outra e as duas lavam a cara!!"