domingo, 1 de maio de 2011

O que é Louvor?!








Pergunta Chave: Você tem Louvado á Deus de todo seu coração?


Muitas perguntas surgem ao longo da nossa vida cristã, tais como:
"O que é Louvor?"
"O que é Louvar?"
ou então
"Qual a importância do Louvor?"

"Qual a diferença do Louvor para a Adoração?"


Pois bem. Você deve ter idéia do significado da palavra "Louvor" e da palavra "Adoração". Se não, ai vai as definições:


Louvor: Glorificação, Exaltação;
Adoração: Culto, Reverência, Veneração


Observa-se que há uma diferença importante entre estes dois conceitos. Embora o conceito de Adoração esteja intimamente ligado à divindade, o Louvor não possui necessariamente esta finalidade. Talvez por isto hoje, ao falar-se sobre Música na Igreja, fale-se tão pouco em Adoração, conceito que vem sendo substituído por Louvor.
Hoje vamos falar apenas sobre o Louvor a Deus, confundindo-o com Adoração. Para que os dois conceitos possam estar fundidos, os seguintes requisitos devem ser preenchidos:
  • O Louvor tem que ser dirigido exclusivamente a Deus;
  • Seu coração deve estar plenamente consciente de sua condição diante de um Deus Supremo, Perfeito e Santo. Não há adoração sem humildade e consagração;
  • Toda arte, técnica e gosto humanos tem que estar absolutamente consagrados, para que possam ser apresentados diante de Deus;
Dentro destes critérios, volto a lhe perguntar: Você tem louvado a Deus de todo o seu coração?

Ou tem ido a igreja porquê as músicas 'são legais'?


Dentro da Igreja, há um erro gravíssimo que todos nós cometemos sem perceber! Infelizmente é assim...
Quando apresentamos um hino de Adoração na Igreja, a quem ele se destina? Teoricamente dizemos que o estamos apresentando a Deus, ou no mínimo em Seu louvor (o que são coisas distintas).



Sendo verdade o que dizemos, como justificar os critérios pelos quais selecionamos nossos “hinos”?
  • Gosto desse;
  • Acho “bonito”;
  • Agrada à Igreja;
  • “Me sinto” bem ao ouvi-lo;
Não deveria o gosto de Deus ser considerado em primeiro lugar? Dedicamos a Deus os hinos, mas o excluímos na hora de escolhê-los. É como dar um presente sem levar em consideração o gosto do presenteado.
Muitas vezes Deus, seu gosto e sua glória são lembrados apenas no momento da justificativa, de forma a manter as aparências.
Os mais antigos criticam os jovens pelos ritmos presentes em seus cânticos, mas escolhem melodias carregadas de emotividade, como era a música popular de seu tempo. Nosso gosto não é um padrão confiável.


Reflita um pouco sobre as músicas que você ouve, se realmente elas estão fazendo seu devido papel.. As vezes tentamos entrar na presença de Deus ouvindo um rock, por exemplo.. claro.. Deus habita no meio dos louvores... porém, tem o clima certo. Não cante louvores e adoração em vão, pois é um erro quase imperceptível.

Nenhum comentário: