quinta-feira, 22 de abril de 2010

A voz do comando(liderança)

     Temos muito a aprender com os animais, principalmente quando trata-se de liderança no ambiente de trabalho ou igreja. Um passeio no parque esse final de semana me fez refletir sobre o tratamento dos donos com os seus cães sem a questão de liderança e respeito.

     Algumas cenas simplesmente me deixam furiosa, como um homem batendo no seu cão e algumas outras arrastando ou gritando insistentemente para o animal obedecer a um comando. Sabemos que algumas pessoas são líderes natos e seu carisma cativa as pessoas e por que não os animais?

     Porém, ouvimos tantos especialistas falarem que a liderança também pode ser aprendida ou aprimorada. Tenho uma sugestão: que tal começar pelo adestramento do seu cão? Já tentou pedir que ele sente ou dê a pata? Você deve estar me retaliando agora, pensando que eu ache que as pessoas devam ser tratadas como animais.

     Calma, explico: um cão responde ao comando por uma série de pontos, como entonação da voz, postura e fisionomia, mas acima de tudo porque ele respeita seu dono. Ele não vai obedecer porque você vai gritar, bater ou arrastá-lo. A palavra chave é confiança.

     Quando você lidera seu cão ou sua equipe precisa transmitir confiança para ser seguido e respeitado. Muito me admira que ainda hoje alguns gestores achem que esse comportamento irá impor respeito, que não se impõe, mas se conquista. Que pensam que vão resolver algo à base de gritos e escândalos, sem contar os casos de violência. Pelo menos esse, eu nunca presenciei na minha carreira.

     Parece uma reflexão maluca, mas se nem um cachorro lhe respeita, como uma equipe vai?

Posted By Hugo

2 comentários:

Xamddy disse...

Só 1 detalhe: para adestrar 1 cão, o respeito só é conseguido quando o adestrador se coloca na posição de “macho ALFA” e o treinamento é seguido por uma série de recompensas de acordo com o aprendizado. Como fazer isso em nosso mundo SAPIENS? Temos que ver no líder a figura do pilar da equipe, aquele que tomará as rédeas nos momentos críticos. Além disto, as recompensas podem vir como incentivos, gratificações e até mesmo homenagens, quando determinada tarefa é cumprida. Inté ;)

Anônimo disse...

Queisso hein Xandãoooooo!! Precisamos fazer a coluan do Xandy no blog, excelente comentário!!!
Abraçãooo