quinta-feira, 14 de janeiro de 2010

Transformadores de Cidades - Parte 1

Qual atitude que o povo de Deus tem com relação à vida da cidade que reside? Quando observamos o aumento do mal em suas variadas formas, podemos formular outra pergunta: O que a igreja deve fazer para ajudar a cidade prosperar, a ter paz? Para responder essas perguntas devemos analisar o que o povo de Deus não estar fazendo, e para isso é necessário fazermos um paralelo com outro povo de Deus que viveu outra época, o povo de Israel residente na grande metrópole a cidade de Babilônia.
“Junto dos rios de Babilônia, ali nos assentamos e choramos, quando nos lembramos de Sião. Sobre os salgueiros que há no meio dela, penduramos as nossas harpas. Pois lá aqueles que nos levaram cativos nos pediam uma canção; e os que nos destruíram, que os alegrássemos, dizendo: Cantai-nos uma das canções de Sião. Como cantaremos a canção do Senhor em terra estranha?” Salmos 137.1-4.


Observe que o povo de Deus estava vivendo em uma grande cidade. Esta cidade não era diferente das nossas, havia também seus problemas que afetava os moradores consequentemente o povo de Deus que nela habitava. Babilônia era uma cidade idolatra, com pratica da feitiçaria, injustiças diversas, governada por um rei que não servia e não temia ao Senhor.

Qual foi a atitude do povo de Deus? Inércia! Ficaram parados, não se envolveram com a vida da cidade, se fecharam e passaram a viver de lamentações, se alimentavam de lágrimas, viviam lembrando do passado e esqueceram o presente. Penduraram os instrumentos, deixaram de cantar cânticos de louvor, deixaram de orar, e não se envolveram com a vida da cidade que estavam inseridos.
Creio que a mesma coisa acontece com a igreja que diante do aumento do mal vive lamentando, diante da apostasia vivem lembrando o passado glorioso, e não se envolve com a vida da cidade, não se importam com o bem estar da cidade.



Porém essa apatia não é da vontade de Deus, observe o que Deus ordenou aquele povo e que também serve para nós: “Este é o conteúdo da carta que o profeta Jeremias enviou de Jerusalém aos líderes, que ainda restavam entre os exilados, aos sacerdotes, aos profetas e a todo povo que Nabucodonosor deportara de Jerusalém para a Babilônia. Assim diz o Senhor dos Exércitos, o Deus de Israel, a todos os exilados, que deportei de Jerusalém para a Babilônia: Construam casas e habitem nelas; plantem jardins e comam dos seus frutos. Casem-se e tenham filhos e filhas; escolham mulheres para casar-se com os seus filhos e dêem as suas filhas em casamento, para que também tenham filhos e filhas. Multipliquem-se e não diminuam. Busquem a prosperidade da cidade para qual eu os deportei e orem ao Senhor em favor dela, porque a prosperidade de vocês depende da prosperidade dela”. Jeremias 29.1-7. A ordem de Deus para a igreja estabelecida na cidade é:

Edificar casas e habitar nelas;
Plantar, trabalhar e colher os frutos;
Casar e dar em casamento;
Ter filhos, e filhas;
Multiplicar e não diminuir;
Buscar a prosperidade da cidade;

 A cidade precisa do envolvimento da igreja, das orações pela cidade, do trabalho em buscar e promover a prosperidade da cidade, só assim também seremos prósperos, nossa família tem paz. Não podemos assistir as pessoas sofrendo e morrendo sem Deus sem fazer nada. Não podemos assistir o aumento das drogas, os vícios, a idolatria, feitiçaria, violência, desemprego, acidentes, e não fazer nada. Não podemos ficar assistindo às lojas, os comércios, as fábricas, fecharem as portas, Ir a falência, aumentar o desemprego sem fazer nada.

Deus ama a cidade, as pessoas que habitam nela não pertencem ao diabo, elas são criaturas de Deus que estão esperando nossa intercessão, nossa pregação. Observe o que a Bíblia fala sobre a participação da igreja na cidade:


"No bem dos justos exulta a cidade; e perecendo os ímpios, há júbilo." Provérbios 11.10.
"Pela bênção dos homens de bem a cidade se exalta, mas pela boca dos perversos é derrubada." Provérbios 11.11.
"Os homens escarnecedores alvoroçam a cidade, mas os sábios desviam a ira." Provérbios 29.8.


Postedby: Sérgio Pereira

Nenhum comentário: