segunda-feira, 18 de janeiro de 2010

Transformadores de Cidade - Parte 2

“Construam casas e habitem nelas; plantem jardins e comam dos seus frutos. Casem-se e tenham filhos e filhas; escolham mulheres para casar-se com os seus filhos e dêem as suas filhas em casamento, para que também tenham filhos e filhas. Multipliquem-se e não diminuam. Busquem a prosperidade da cidade para qual eu os deportei e orem ao Senhor em favor dela, porque a prosperidade de vocês depende da prosperidade dela”. Jeremias 29.5-7.


A presença efetiva da igreja na cidade pode transformá-la. O envolvimento de cada crente buscando a paz, a prosperidade, o bem estar da cidade vai trazer um tempo de abundancia e alegria para a cidade. Depende da igreja! Se os crentes parar de reclamar, de odiar e desejar a morte dos marginais, deixar de lamentar, sair do seu pequeno mundo, das quatro paredes para fora, parar de amaldiçoar a cidade falando mal de outras igrejas, outros irmãos. Deixarem à inveja e abençoar as empresas, os comércios, as autoridades, com certeza, a qualidade de vida e prosperidade da cidade será afetada e eles mesmos desfrutarão de uma cidade melhor.
Você sabe quantas empresas, lojas, comércios que o seu bairro tem? Quantas estão indo bem ou não? Quantas estão fechando as portas? Quais as necessidades de cada uma? Já orou pela prosperidade de cada uma? Já visitou e ofereceu ajuda em oração, estudo bíblico? Você já conversou com o comando da policia militar e civil do seu bairro se oferecendo para ajudar em oração nas suas dificuldades? Pela diminuição da violência, e as dificuldades que enfrentam para desempenhar suas tarefas?

Deus nos recomenda a nos envolver através da oração, suplica e intercessão pelas pessoas que moram na cidade, e para que tenhamos vida tranqüila e em paz. A tranqüilidade, prosperidade, paz, abundancia do povo de Deus depende do seu nível de envolvimento. E o Senhor disse que isso é agradável a Ele que tem planos de salvação de todos os homens.
“Antes de tudo, recomendo que se façam súplicas, orações, intercessões e ações de graças por todos os homens; pelos reis e por todos os exercem autoridades para que tenham uma vida tranqüila, e pacifica, com toda a piedade e dignidade. Isso é bom e agradável perante Deus, nosso Salvador, que deseja que todos os homens sejam salvos e cheguem ao conhecimento da verdade”. I Timóteo 2.1-4.
Os pastores que lideram igrejas precisam compreender urgente que a igreja tem uma função maior do que se reunir e cultuar a Deus alguns dias da semana; do que fazer campanhas, correntes para atrair novas pessoas e abençoar as que congregam; do que ficar resolvendo problemas internos e colocando empecilhos na vida das ovelhas em prosseguir sua jornada. Eles precisam compreender urgente que foram chamados para preparar sua igreja para a evangelização da sua cidade, para o envolvimento na vida da cidade, Ele precisam enviar a igreja cumprir sua tarefa, sua missão.

Observe o poder que o evangelho tem: “Não me envergonho do evangelho, porque é o poder de Deus para a salvação de todo aquele que crê...”. Romanos 1.16. O evangelho é o poder de Deus para a salvação de quem crê. Existe um poder disponível para a igreja que precisa ser anunciado em toda cidade para trazer salvação. A palavra salvação além do sentido de perdão dos pecados, vida eterna, também tem o sentido de libertação das forças de satanás, dos vícios, das injustiças, tem o sentido de transformação individual que se tornar transformação coletiva, atingindo as diversas camadas sociais, trazendo bem estar para a cidade. “Porque todo aquele que invocar o nome do Senhor será salvo”. Romanos 10.13.
Porém a Bíblia nos faz uma pergunta inquietante: “Como, pois, invocarão aquele em que não creram? E como crerão naquele de quem não ouvirão falar? E como ouvirão, se não houver quem pregue? E como pregarão, se não foram enviados?” Romanos 10.14,15. Podemos acrescentar: “Como as pessoas e a cidade será salva, viverá em paz, terá prosperidade, se ninguém for enviado para pregar o evangelho?”

Quem nos enviou foi o Senhor, mas quem envia hoje o rebanho para levar a salvação para a cidade são seus pastores. Se as ovelhas não forem capacitadas e enviadas, direcionadas para a salvação da cidade, elas ficaram confusas. Se tornarão ovelhas que acreditam que foram salvas para viver a vida comum e interna da congregação – tocar, cantar, servir como diácono, estudar, devolver dízimos e dar ofertas, comemorar festas de casamentos aniversários, etc. E as pessoas da cidade? E a cidade? As ovelhas são o que seus pastores ensinam. Se eles treinam e capacitam a igreja a viver sua missão diariamente na cidade eles irão fazer isso, se ensinam a viver enfornado na congregação com muitos cultos, reuniões e reuniões, eles serão assim.
Quantos crentes são ensinados que agora que são salvos devem se afastar dos parentes, vizinhos, colegas e amigos que ainda não se converterão para não se contaminar. Passa o tempo, as ovelhas só tem amizade com outros crentes e o campo, a seara de trabalho é reduzida dificultando drasticamente a realização da missão de evangelizar?
É hora de mudar os paradigmas de pastores, líderes, e igrejas. É hora da igreja abrir seus olhos para os de fora, ter compaixão e ir a encontro dessas pessoas levando o poder de salvação através da pregação do evangelho, da oração e do empenho em buscar a paz da cidade.


PostedBy: Sérgio Pereira

Um comentário:

Daniel disse...

Tremenda mensagem... É isso que Deus quer dizer quando nos pede para amarmos o proximo... A vida com Deus não é só dentro da igreja.. existe mto mais... pq outras pessoas que nem ao menos acreditam em Deus dedicam seu tempo, seu dinheiro, e até suas vidas a ajudar os outros e nós nos a cada dia nos focamos mais na busca somente daquilo que desejamos??? Vc já pensou em fazer um trabalho voluntário??? Já pensou em ir vizitar alguém, levar a palavra, mas tb levar uma cesta básica?? Já pensou em fazer algo pensando no outro e não em contar pontos para seu ministério?? tendo como objetivo unica e exclusivamente ajudar, sem se preocupar em bater alguma meta??? Já pensou em ter contato direto e levar a palavra em forma de ações sem que a igreja tenha que intermediar isso pra vc??? Se não pensou... pense ;)

Abraço a todos